Jorge Pereirinha Pires

 

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Licenciado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH, 1979/1983).

Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea (FCSH/UNL, 1984/1986).

Mestrando em Filosofia – área de Estética (FCSH/UNL, 2005/2007).

 

PERCURSO PROFISSIONAL

Conhecido sobretudo como jornalista, crítico musical e literário, escritor, tradutor e guionista.

Desempenhou funções docentes no ensino secundário (como professor de Filosofia no Externato Marquês de Pombal, 1984/1986; e na Escola Alemã de Lisboa, 1986/1988).

Desde 1979 tem colaboração dispersa por diversos órgãos de informação nacionais– Match Magazine, Jornal de Letras, O Jornal, Blitz, revista LER, Sete, Semanário, El País, Expresso, Público – e alguns estrangeiros.

Integrou a equipa que concebeu e lançou o semanário «O Independente» em 1988, o qual abandonou no final do mesmo ano. Integrou a equipa inicial – tornando-se posteriormente Editor Adjunto e mais tarde Redactor Principal – da revista LER, onde continua a colaborar assinando desde 2001 a crónica «Mundos Paralelos», como recensão periódica da actual ficção portuguesa. Entre 1992 e 2000 foi colaborador assíduo do semanário Expresso, para o qual escreveu regularmente sobre música popular portuguesa, sociologia da cultura, crítica literária e análise dos novos «media» e da sociedade da informação. Posteriormente, também colaborou durante algum tempo com o suplemento «Mil Folhas» do jornal Público.

Desempenhou funções como:

-          Assessor Sénior do Gabinete de Comunicação, Protocolo e Relações Públicas, adstrito à Presidência da Sociedade Lisboa-94 (Out1993-Dez1994);

-          Adjunto do Ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, durante a fase de reimplantação daquele ministério (Mar1996-Dez1997), tendo a seu cargo a ligação com a imprensa, a difusão de informação sobre as actividades e iniciativas do Ministro e do Ministério, a uniformização da comunicação e da imagem gráfica de todos os serviços dependentes, o lançamento do Parque Arqueológico do Vale do Côa, e o acompanhamento de alguns projectos específicos, entre os quais se destaca a Iniciativa Mosaico, dedicada à cultura na Sociedade da Informação;

-          Consultor de comunicação da representação portuguesa na Expo Hannover 2000, comissariada por Simonetta Luz Afonso;

-          Consultor do estudo sobre as Indústrias Culturais Portuguesas com direcção do Eng. Roberto Carneiro, onde foi responsável pela secção intitulada «Música Popular Portuguesa – Razões e Questões 1960-2000» (IAPMEI, 2000);

-          Consultor da IPTV-Intervoz sobre o futuro da Publicidade na Internet, para a qual elaborou o estudo «La Publicité à L’Époque de la Révolution Numérique» (2000, redigido originalmente em francês);

-          Consultor da direcção literária do Círculo de Leitores.

 Manteve crónicas radiofónicas na Antena 2, na Rádio Comercial, na Antena Um e na XFM, tendo integrado a equipa inicial deste último projecto. Em diversas circunstâncias, participou em debates ou intervenções públicas sobre a música popular portuguesa.

            Integrou diversos júris de concursos artísticos: de música popular (Rock Rendez-Vous 1989, CML 1991), de concursos do ICAM (Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento de Projectos Multimedia 2000), do prémio ACARTE/Madalena Azeredo Perdigão 2000, do prémio literário LER/Círculo de Leitores 2001.

Em televisão, foi responsável pelos guiões da primeira série do programa «Lusitânia Expresso» (RTP2, 1989); editor, guionista e entrevistador do programa «Pop-Off» (RTP2, 1991-1993, um dos programas seleccionados para inaugurar as emissões da RTP-Internacional); e editor do magazine diário «Euroritmias» (RTP2, 1992), para além de ter participado em diversas outras aventuras e experiências videográficas.

            Actualmente desenvolve alguns projectos como documentarista, e ocasionalmente os seus serviços são requeridos como consultor de comunicação.

Em 2001 fundou, com Cristina L. Duarte, a empresa A Ventura Humana – Comunicação, Audiovisual e Multimedia, Lda., da qual é também sócio-gerente. Nesta qualidade esteve ligado à criação e desenvolvimento do projecto «CCB Digital», em parceria com o Centro Cultural de Belém; ao projecto «Metasistema» (em parceria com a artista e curadora luso-americana Paula Roush, radicada em Londres; este projecto, de 2003, foi financiado ao abrigo do concurso de Apoio Financeiro à Pesquisa e Desenvolvimento de Projectos Multimedia 2002); e a algumas outras iniciativas, entre as quais destaca a edição 2005 da Experimenta Design, iniciativa para a qual A Ventura Humana colaborou organizando a edição da agenda geral do evento e o catálogo, em edição digital, da exposição «My World, New Crafts».

A mesma empresa é produtora executiva e associada do documentário «Brava Dança», do qual é co-autor e co-realizador, em parceria com José Francisco Pinheiro. «Brava Dança» (2007) foi a primeira longa-metragem portuguesa integralmente digital. Apresentado originalmente no festival DocLisboa, em Outubro de 2006, o filme esteve em exibição durante o mês de Março de 2007 nas cinco salas digitais da Lusomundo (Lisboa, Almada, Cascais, Paços de Ferreira e Porto), integrando posteriormente o cartaz de diversos festivais.

Enquanto prepara outros projectos documentais com José Francisco Pinheiro, tem aprofundado os seus estudos de Estética sob a orientação do Prof. José Gil, bem como da Profa. Maria Filomena Molder, dos quais já fora aluno vinte anos antes.

   

OBRAS PUBLICADAS

(Não inclui artigos, participações em volumes colectivos, ou actividade fílmica anterior a 2000)

Filmes

Brava Dança, co-autoria e co-realização com José Francisco Pinheiro, digital, 80 minutos, cor; produção A Ventura Humana / Nervo / Filmes do Tejo II, 2006

Um Bom Pastor (c/ José Pinheiro), in José Afonso, «Galinhas do Mato», CD MVM028 (2002).

Madredeus – O Paraíso (guião – documentário - Betacam Digital / 16 mm, 22’, real. José Pinheiro), 2000

Portugal Convida (guião, real. Rui Simões), filme concebido para projecção em ecrã especial de 3x18 metros (1:6), instalado no Pavilhão de Portugal durante a Expo Hannover 2000 (comissariado por Simonetta Luz Afonso).

Livros

Madredeus – Um Futuro Maior, ed. Temas e Debates/Círculo de Leitores, 1995;

Fotobiografia Xutos e Pontapés (texto), ed. 101 Noites, 2000;

Alento (c/ fotografias de Duarte Belo), ed. Assírio & Alvim, 2003;

Ardor (em preparação);

 

Traduções recentes

Edgar Allan Poe, A Narrativa de Arthur Gordon Pym de Nantucket, ed. Assírio e Alvim (no prelo);

Critical Art Ensemble, Desobediência Civil Electrónica, ed Frenesi (no prelo);

Henrique Cornélio Agrippa de Nettesheim, Sobre a Nobreza e a Excelência do Sexo Feminino, De Sua Preeminência Sobre o Outro Sexo, ed. Frenesi 2007

Robert Louis Stevenson, O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde, e outros contos, ed. Assírio e Alvim, 2007

Dan Graham, Rock My Religion, ed. Assírio e Alvim, 2007 (no prelo)

Arthur Schopenhauer, A Arte de Ter Sempre Razão – seguido de O Fundamento da Moral (excertos), Frenesi, 2006.

Baltazar Gracián, O Discreto, Frenesi 2005 (projecto apoiado pela Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas do Ministério da Cultura de Espanha);

Voltaire, O Desastre de Lisboa (seguido de Carta a Voltaire de J.J. Rousseau), Frenesi Março de 2005;

Francisco Xavier de Oliveira (Cavaleiro de Oliveira), Discurso Patético / Seguimento do Discurso Patético / O Cavaleiro de Oliveira Queimado em Efígie como Herético, Frenesi, 2004;

David Edmonds e John Eidinow, O Atiçador de Wittgenstein, ed. Temas e Debates, 2004 (Dezembro);

Daniel Hillis, A Inscrição sobre a Pedra, Temas e Debates, 2004;

Baltazar Gracián, O Herói, Frenesi, 2003 (projecto apoiado pela Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas do Ministério da Cultura de Espanha);

Gilles Châtelet, Pensarmos e Vivermos como Porcos, Temas e Debates, 2003.