Cristina L. Duarte

Socióloga (sócia nº 378 da Associação Portuguesa de Sociologia)

Investigadora do grupo Faces de Eva – Estudos sobre a Mulher/

 cesNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa

Escritora  Tradutora  Guionista  Estilista de Imagem

 

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Licenciada em SOCIOLOGIA pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa  (FCSH/ UNL) no ano de 1986; com uma pós-graduação em Estudos Sobre a Mulher (FCSH/UNL, 2005). Encontra-se em fase de transição para sistema integrado de mestrado/doutoramento na área de Estudos sobre Género.

Seminário de Investigação A Informatização nos TLP - Implicações Sociológicas da Introdução de Novas Tecnologias de  Informação, realizado no último trimestre de 1985.

  Em Janeiro de 1988, participou no 1º Congresso Português de Sociologia - A Sociologia e a Sociedade Portuguesa no Virar do Século - organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia.  Apresentou, com Eduarda  Martins Ferreira, a comunicação O Efémero como Factor Sociológico e Cultural dos Anos 8O no âmbito da Sociologia da Informação, do Conhecimento e da Cultura. Este trabalho foi posteriormente publicado no Volume II das Actas do I Congresso de Sociologia, Associação Portuguesa de Sociologia, Editorial Fragmentos, Lisboa, 1990.

Em Fevereiro de 1992, participou no 2º Congresso Português de Sociologia - Estruturas Sociais e Desenvolvimento - organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia.

Em Fevereiro de 1996, participou no 3º Congresso de Sociologia - Práticas e Processos da Mudança Social - com a comunicação Televisão: uma nova sociedade de interconhecimento?, integrando o painel Ciência, Tecnologia e Comunicação, do grupo de trabalho Cultura, Comunicação e Transformação dos Saberes. O trabalho está incluído nas Actas do III Congresso de Sociologia (CD-ROM).

Participa no IV Congresso Português de Sociologia, Sociedade Portuguesa – Passados Recentes, Futuros Próximos, ocorrido em Coimbra entre 17 e 19 de Abril de 2000.

Em 2004/2005 realizou a Pós-graduação em Estudos sobre a Mulher – As Mulheres na Sociedade e na Cultura, na FCSH/ UNL.

OBRAS PUBLICADAS

Ana Salazar – Uma Biografia Ilustrada (Temas e Debates, Lisboa, 2002)

15 Histórias de Hábitos – Criadores de Moda em Portugal (Quimera, Lisboa, 2003) 

Moda (Quimera, Lisboa, 2004)

Moda Portuguesa (CTT, Lisboa, 2006)

Trajes Regionais – Gosto Popular, Cores e Formas (CTT, Lisboa, 2007)

Actualmente, prepara um livro sobre o criador de moda português José António Tenente.

 

CONFERÊNCIAS Recentes

«Moda de autor: arte e sociedade», I Jornadas Arte e Moda, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Março de 2005.

«O tecido social e a moda», A Criação Têxtil e de Moda e a Propriedade Intelectual, CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e de Vestuário de Portugal), Vila Nova de Famalicão, Março 2005.

«Pioneiros da moda em Portugal»», conferência no curso Cultura e Artes do Portugal Contemporâneo, promovido pelo Instituto Camões, na Universidade de Santiago de Compostela, 12.07.2007.

Actividade DOCENTE

Nos anos lectivos de 1987/88 e 1988/89 leccionou as disciplinas de Sociologia da Moda e Traje Regional ao curso de Estilismo da escola Citem, em Lisboa.

A convite do Ar.co deu uma sessão no âmbito da Sociologia da Moda aos alunos do curso de Joalharia (Lisboa, 2003).

Participou como professora convidada no Mestrado de Design de Moda, na Faculdade de Arquitectura, da Universidade Técnica de Lisboa (2006).

É tutora do Instituto Camões, no curso de Cultura Portuguesa Contemporânea, Módulo Design e Moda (2006/07).

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

MEDIA

Jornalista estagiária no semanário MatchMagazine,  em 1980.

Entrevistadora do Gabinete de Opinião Pública, Estudos de Mercado e Análise Publicitária  Contagem em 1981/82.

Em 1986 desenvolveu para Linha Portuguesa Editora trabalhos de pesquisa e redacção de textos sobre cultura popular tradicional.

Em finais de 1987 começou a colaborar regularmente com o semanário Blitz, na área de moda, sendo responsável pelos serviço editorial e noticioso dedicado ao tema. Posteriormente,  entre Outubro de 1992 e Maio de 1994 integrou o quadro redactorial daquele semanário musical.

Nos anos lectivos de 1987/88 e 1988/89 leccionou as disciplinas de Sociologia da Moda e Traje Regional  no curso de Estilismo da escola Citem, em Lisboa,

Foi colaboradora do semanário O Independente ao longo do seu primeiro ano de existência (entre Maio de 1988 e Janeiro de 1989), tendo publicado regularmente textos na secção «Ler Imprensa». Publicou, com Eduarda Martins Ferreira, um dossier centrado na temática do Colóquio sobre Sociologia Rural, que então decorria em Lisboa; o dossier incluía uma entrevista ao sociólogo Moisés Espírito Santo.

Foi colaboradora regular da revista semanal FACE entre Julho e Setembro de 1989, com trabalhos de reportagem e de produção de moda.

Entre Novembro de 1989 e Setembro de 1992 colaborou com o semanário SETE realizando produções e reportagem de moda, para além de entrevistas e perfis biográficos. Mais tarde, entre Junho e Dezembro de 1994 retomou ali as suas colaborações, com incidência na área musical - reportagem e entrevista.

Em 1991, aquando do lançamento da estação de rádio NRJ-Rádio Energia, foi convidada para colaboradora especializada na área de moda, tarefa que desempenhou ao longo desse ano.

Também em 1991, realizou o estilismo de Dany Silva para a capa do seu disco «Sodádi Funaná», e respectiva campanha de lançamento (fotografia de Gonçalo Rosa da Silva).

No início de 1992 foi convidada pela revista SÁBADO para redigir  textos de moda durante o período estival, incluídos numa secção denominada «Modas e Ondas».

Realizou para a revista LER (nº18, Março 1992) uma produção de moda sobre os escritores portugueses (fotografia de João Francisco Vilhena), e na edição de Outono de 1994 realizou uma produção de moda inspirada em figuras da ficção literária («Dorian Gray», Oscar Wilde, Corto Maltese», Hugo Pratt, «Gabirú», Raul Brandão), com fotografia de Rita Carmo.

Em Abril de 93 foi convidada pela revista VISÃO para produzir a capa da sua edição de 29/4/93, dedicada às manequins portuguesas.

Iniciou a sua colaboração no semanário EXPRESSO, na edição de 28/8/93, com a publicação de um perfil sobre a designer de moda japonesa Michiko Koshino. Em Agosto de 1994, escreveu para o mesmo semanário um artigo sobre a moda dos anos 60, vista à luz do festival de Woodstock. Colaborou no «Guia das Cidades e Vilas Históricas»/ Verão 96 sobre Lisboa. Publicou a 25.4.97 na Revista do mesmo semanário uma reportagem sobre Moda e Televisão.

Em 1995 e 1996 colaborou com a revista semanal do Jornal Público – Público Magazine -  na área da reportagem/editorial de moda.

Publicou regularmente trabalhos na revista ELLE, onde foi colaboradora entre Fevereiro de 1994 e Dezembro de 2002.           

Colaborou semanalmente com a  estação de rádio XFM entre a Primavera de 1994 e Janeiro de 1995, num espaço dedicado à moda, com textos actuais, e orientados segundo o espírito livre da crítica.

Desenvolveu colaborações para a revista Ícon nos meses de Junho e Julho de 2001.

Colaborou com a revista Atlantis/TAP desde Março de 2002

Começou a colaborar com a revista Vogue a partir do número de lançamento da sua edição portuguesa, em Novembro de 2002.

Colaborou com o número II da revista Portefolio (2006), editada pela Fundação Eugénio de Almeida (Évora), com o texto «Criação e moda».

Colaborou com um suplemento do Diário de Notícias, «DN Life», com um artigo sobre criadores de moda em Portugal (Maio 2007).

 

DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL

Em Maio de 1997 colaborou com a associação ModaLisboa (8ªedição) na divulgação dos criadores convidados e das suas colecções Outono/Inverno 1997/98 apresentadas em desfile, elaborando textos para distribuição à comunicação social. Já em 2002, produziu os conteúdos sobre o seminário realizado pela ModaLisboa no Palácio de Belmonte, «Criação, Moda & Mercado» (Lisboa), para o sítio internet daquela associação.

Entre Janeiro de 1998 e Setembro de 2000 foi assessora de imprensa do Instituto Português do Património Arquitectónico/ IPPAR, do Ministério da Cultura.

Colaborou com o Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, no âmbito da divulgação do colóquio «Reinvenção da Teoria Crítica – Sociedade, Cultura e Política no Fim do Século», realizado em 16 e 17 de Abril de 1999, no Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra.     

Participou na edição do «Anuário do Design Têxtil 2000», do Centro Português de Design (CPD), assinando alguns artigos de fundo.

Colaborou com o Centro de Arte Moderna CAM/Acarte, da Fundação Calouste Gulbenkian, na divulgação dos programas artístico-culturais do Jazz em Agosto 2001 (1 a 12 Agosto) e Encontros Acarte  (13 a 30 de Setembro), e do Jazz em Agosto 2002 (2 a 10 de Agosto).  Voltou a fazer assessoria de imprensa nas edições do Jazz em Agosto de 2005, 2006 e 2007 (realizada entre 3 e 11 de Agosto último).

Consultoria de comunicação para o filme «Tudo Isto é Fado» de Luís Galvão Teles, produzido pela Fado Filmes, e para o filme «Nha Fala», de Flora Gomes, presente no Festival de Veneza 2002.

Concepção da estrutura editorial e respectivos conteúdos para a edição de «Queridas Feras – O Livro», sobre a produção televisiva deste programa da NBP Produção Audiovisual.

Colaborou com a PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea na divulgação do «X Simpósio internacional Ars Ornata Europeana» que se realizou m Lisboa em Julho de 2005.

Desenvolveu textos de divulgação para a Associação Experimenta, no âmbito da exposição «Voyager 01» (Bienal Experimentadesign) e da exposição «Linha de Água» (em Dezembro de 2003). A sua empresa A Ventura Humana colaborou com a EXD 05 na produção da agenda/programa da bienal e do catálogo da exposição «My World, New Crafts» (Estufa Fria, Lisboa).

 

TELEVISÃO

Entre Fevereiro de 1992 e Agosto de 1993 colaborou com a produtora Latina-Europa, como responsável pelo  estilismo de imagem e pelo guarda-roupa do magazine musical POP-OFF, apresentado por Sofia Morais, realizado por José Pinheiro, António Forte e Bruno Niel, e exibido na RTP 2 (até Agosto de 93), e na RTP Internacional. Desde Setembro de 1992, acumulou com o desempenho das mesmas funções no EURORRITMIAS, um programa diário da Latina-Europa, apresentado por Ricardo Carriço e Cristina Coutinho (posteriormente substituída por Maria João Silveira) e exibido até Julho de 1993.

Em Junho de 1993 concebeu o estilismo de imagem para o spot publicitário do festival  «Portugal Ao Vivo»,  também produzido pela Latina-Europa e exibido na RTP.

Em 1994/95 escreveu os guiões para a segunda série do programa Chuva de Estrelas, produzido pela produtora holandesa Endemol Entertainment, e apresentado por Catarina Furtado, bem como para a primeira série do programa All You Need Is Love (1994) da mesma produtora, apresentado por Lídia Franco, para a SIC.

Em Fevereiro de 95 elaborou o guião do programa do II Aniversário da TVI, realizado por Manuel Amaro da Costa.

No mesmo mês trabalhou na concepção do videoclip «Mariana», dos Diva, realizado por António Forte e produzido pela Latina-Europa, para o álbum «Deserto Azul», publicado pela EMI em Março de 1995.

Entre Junho de 95 e Agosto de 97 manteve uma colaboração regular com a Valentim de Carvalho Televisão, através da edição de texto do programa Made in Portugal (que integrava as tabelas de vendas de discos das duas associações fonográficas portuguesas, AFP e AFI), apresentado por Carlos Ribeiro - exibido na RTP 1 e RTP Internacional.

Em Setembro de 95 a Endemol Entertainment convida-a a escrever os guiões do programa Surprise Show, apresentado por Fátima Lopes e realizado por Manuel Amaro da Costa, para a SIC. 

No ano de 1996 escreve os textos para os últimos seis programas da 1ª série do Tudo Pelos Outros, produzido igualmente pela Endemol  Entertainment,  apresentado por Vítor Norte, para a RTP.

A mesma produtora convida-a a escrever o guião da I Gala Globos de Ouros’95, promovido pela SIC e pela revista CARAS, e transmitido pela SIC em directo do Coliseu dos Recreios de Lisboa, na noite de 8 de Abril. O espectáculo foi apresentado por Catarina Furtado, Margarida Pinto Correia, Jorge Daniel e Miguel Ângelo, e a realização pertenceu a Manuel Amaro da Costa.

Como estilista de imagem, integrou a equipa do programa «Spray» (1ª série) da autoria de José Pinheiro, Pedro Fradique e Henrique Amaro, produzido pela Latina-Europa para a RTP 2 (1996/97), e com apresentação de Henrique Amaro.

Ainda em Maio é convidada pela Endemol para escrever os guiões de All You Need Is Love - 4ª série - com apresentação de Fátima Lopes, para a SIC.

Escreveu em Julho o guião para a 5ª edição do concurso de manequins ELITE MODEL LOOK. O espectáculo realizou-se a 19 de Julho no Europarque, em Sta.Mª da Feira, com transmissão na RTP1 a 28 Julho. Com realização de Manuel Amaro da Costa e produção da Valentim de Carvalho Televisão, o espectáculo contou com cinco apresentadores: Sofia Aparício, David Simões, Fernanda Serrano, Nayma e Pedro Miguel Ramos.

A convite da estação televisiva SIC fez edição de texto para uma série de 10 programas sobre os desfiles da 9ª edição da MODA LISBOA (14 a 16 Nov.97), com apresentação de Catarina Furtado e emissão entre 8 e 21 de Dezembro de 1997.

Em Outubro de 98 foi convidada pela produtora Endemol para escrever os textos do guião de «Canções da Nossa Vida», uma série de programas musicais, com apresentação de Diogo Infante, exibido na RTP 1.

Em Maio escreveu os textos para a final europeia do programa «Chuva de Estrelas’99»,  produzido pela Endemol e apresentado por Bárbara Guimarães para a SIC.

Ainda em 1999 escreveu os textos para o guião do concurso «Elite Model Look 99», transmitido em diferido por um canal de televisão nacional.

Em Março de 2004 fez edição de texto do guião do programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro, gravado no Museu Nacional do Teatro, com apresentação de Catarina Furtado e de Diogo Infante, para a RTP.

Como estilista de imagem, produziu o guarda-roupa da cantora Teresa Salgueiro para o videoclip «Faluas do Tejo» e EPK do álbum dos Madredeus com o mesmo nome, com realização de José Pinheiro (2005).

Em Junho de 2006 fez o guião e entrevistas aos artistas e equipa técnica e de produção do espectáculo «Mar-madredeus ballet» para o DVD (institucional) produzido pela Nervo sobre o mesmo espectáculo apresentado no CCB a 29.06.2006.

A 9 de Dezembro de 2006 a Rtp :2 apresentou o documentário «João Bénard da Costa – No tempo do cinema», com guião e entrevistas de Cristina L.Duarte, realização de José Carlos Santos com produção da Panavídeo.

 

TRADUÇÃO

Em l989 traduziu da língua inglesa para Livros Horizonte um estudo socio-político sobre a Guiné-Bissau.

Co-tradução em l990 do livro «Fogo Grego», com edição da Gradiva.

Traduziu para a editora Temas e Debates o livro da criadora de moda Chantal Thomass  Descubra o seu estilo, com lançamento no âmbito da Modalisboa, a 29 de Outubro de 2000, no Museu da Cidade, com a presença da autora.

Co-traduziu Olhar de Frente – Perspectivas Clínicas das Perturbações da Adolescência (coordenação Robin Anderson, Anna Dartington) e Vida Interior – Psicanálise e Desenvolvimento da Realidade de Margot Waddell, Assírio & Alvim, Lisboa, 2003.

Traduziu para a Oficina do Livro a edição juvenil O livro da moda (Winx Club), editado em Julho 2006.

Igualmente, para uma colecção de livros juvenis, «Quase sereia», traduziu dois títulos para a editora Quidnovi (no prelo).